RPPN Salto Morato
PR

estatísticas da área

Espécies registradas::
202
Espécies com foto:
191
Espécies com som:
93
Total de registros:
2043
Total de fotos:
1819
Total de sons:
224

primeiros registros fotográficos

biguá
Wiliam Souza
andorinhão-do-temporal
Roseli Hoppen
gavião-de-cauda-curta
Roseli Hoppen
papa-moscas-cinzento
Isabelle Hoppen
filipe
Alan Glauco

primeiros registros sonoros

cabeçudo
Alan Glauco
trepador-sobrancelha
Alan Glauco
falcão-relógio
Alan Glauco
cigarra-bambu
Guilherme Melo Becher
Áreas de Observação

RPPN Salto Morato

A Reserva Natural Salto Morato é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A Reserva tem 2.253 hectares, está localizada dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e encontra-se inserida nos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil.

Aberta ao público desde 1996, foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade em 1999.

O principal atrativo da Reserva é a queda d’água que deu origem ao nome da RPPN: o Salto Morato, cachoeira de mais de cem metros de altura. Outra beleza natural é uma figueira centenária, que lança suas raízes a seis metros de comprimento formando um arco sobre o Rio do Engenho.

O acesso ao Salto Morato e à Figueira é feito por trilhas com painéis interpretativos e sinalização. No caminho, observa-se a exuberante vegetação da Mata Atlântica, que abriga centenas de espécies da fauna e da flora, várias ameaçadas de extinção.

A Lista de Aves conta com 325 espécies catalogadas, o que corresponde a 43% da avifauna paranaense e torna a Reserva um local propício à prática de observação de aves.

Essa rica biodiversidade também atrai pesquisadores, a Reserva dá apoio a pesquisas científicas, disponibilizando estruturas físicas e de pessoal, até o custeio de despesas com transporte, alimentação ou equipamentos de campo, dependendo do objetivo proposto por cada projeto.

Ao todo, foram mais de 90 estudos realizados na RPPN Salto Morato, que promoveram a descoberta e descrição de três novas espécies (dois peixes e um anfíbio).

História

A Reserva Natural Salto Morato foi adquirida em 1994 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e, no mesmo ano, foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Em 1996, foi aberta à visitação e hoje é uma das principais atrações do litoral norte do Paraná, além de ter sido indicada como roteiro turístico de destaque nacional no Guia Quatro Rodas dos anos de 2012 e 2013 .

Em 1999, junto com outras unidades de conservação da região, a RPPN Salto Morato foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Seu Plano de Manejo foi atualizado em 2011.

Até hoje, na Reserva foi registrada a ocorrência de 646 espécies vegetais vasculares, 98 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves, 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios e 57 espécies de peixes.

Infra-estrutura

O local conta com trilhas interpretativas, alojamento para visitantes e pesquisadores, centro de visitantes, quiosques para churrasco ou piqueniques, camping, centro de pesquisa e laboratório, além de uma estação meteorológica (no padrão do Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR).

Ingresso: R$ 7,00

Camping: Diária de R$ 10,00 por pessoa (é necessário reservar com antecedência por telefone ou e-mail)

Horários de atendimento: De terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30 (Admite-se entrada até as 16h00)

Contato: morato@fundacaogrupoboticario.org.br - Telefones: (41) 3375-9671 / 9727-0712

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

Reserva Natural Salto Morato (site institucional): http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/O%20Que%20Fazemos/Reservas%20Naturais/Pages/reserva-natural-salto-morato.aspx - acesso em 31/03/2014

Lista Oficial de Aves da Reserva Salto Morato: http://www.taxeus.com.br/lista.jsf?c=439 - acesso em 31/03/2014

Mapa de acesso à Reserva: http://goo.gl/maps/zRioO - acesso em 31/03/2014